Análise cinesiológica de exercicios de musculação
Faculdade Metropolitana de Marabá- CEMAR
Licenciatura em Educação Física (EDF 31)- Práticas integrativas e complementares
16/04/2012
RESUMO
Este estudo teve como objetivo auxiliar estudantes, professores e outros interessados a compreender a importância da cinesiologia no estudo da musculação. Dentre os pontos a serem observados na cinesiologia decidiu-se enfatizar a descrição do movimento, o plano de execução do movimento, os músculos que participam da execução, o tipo de alavanca presente na execução do exercício e observações gerais. Os exercícios foram ordenados de acordo com a articulação principal envolvida e, as observações anotadas buscam apresentar pontos importantes sobre o exercício em questão.
Palavras-chave: Musculação. Cinesiologia. Exercícios
1 INTRODUÇÃO
É natural ao homem movimentar-se. A ação corporal faz parte de seu cotidiano, na realização de atividades corriqueiras da vida, isso é o que afirma Saba (2001). O certo é que a atividade física é tão natural que provavelmente tenha surgido junto com a vida.
O exercício físico para grande maioria das pessoas visa à melhoria da aptidão física, da estética e da saúde e já para outros apenas a realização das atividades diárias. Por se tratar de um estudo cinesiológico de exercícios de musculação, parece necessário à apresentação de alguns fundamentos desta antes de partir para a análise propriamente dita.
Tratando da avaliação inicial, o ideal seria que esta fosse composta de exame clínico, tomada das medidas biométricas, exame postural, avaliação dos resultados para daí então a realização da confecção de ficha de cotidiana a ser seguida nos treinos. A organização do programa, deve ser priorizado o respeitado aos seguintes critérios: tempo disponível para o treinamento (horas por dia, dias da semana), o material disponível (equipamentos e cargas o suficiente), a idade (jovem, adulto ou idoso), o gênero (feminino, masculino),