cinesiologia
ARTICULAÇÕES, PLANOS ANATÔMICOS E ALVANCAS CORPORAIS
PIRACANJUBA – GO
2013
ANÁLISE CINESIOLÓGICA DE UMA SÉRIE BÁSICA DE MUSCULAÇÃO
APRESENTAÇÃO
É natural ao homem movimentar-se. A ação corporal faz parte de seu cotidiano, na realização de atividades corriqueiras da vida, isso é o que afirma Saba (2001). O certo é que a atividade física é tão natural que provavelmente tenha surgido junto com a vida.
Ainda segundo o este autor, esta pode ser divida em dois grupos: as que visão a melhoria da aptidão física, da estética e da saúde e a que pretende apenas a realização das atividades diárias. O que pode demonstrar com certa clareza a grande dimensão da temática a dificuldade de se produzir texto para atender as mais diversas classes, como professores, estudantes e comunidade de praticante, com qualidade e simplicidade.
Este estudo foi realizado dentro da área de saúde, ligada a Educação Física que se dedica a analisar e criticar o treinamento físico para desenvolvimento, obtenção e manutenção da força física. E dentre todas as modalidades possíveis para a aquisição deste objetivo a escolhida foi a musculação. Caracterizada segundo Guimarães Neto (2000), como a atividade de prática atlética composta por exercícios localizados, com a utilização de equipamentos diversos, como pesos livres e aparelhos específicos.
O autor ainda acrescenta que os exercícios de aquecimento também são utilizados nos treinos, ainda afirma que o treinamento pode ser ajustado de acordo com a especificidade de cada indivíduo.
O se pode apontar aqui são atividades iniciais predominantemente aeróbicas, dessa maneira, de baixa a moderada intensidade, sejam continuas ou localizadas.
Sempre respeitando os princípios científicos do Treinamento Desportivo, modalidade esta que privilegia a visualização do Princípio da Individualidade