Analise Cinesiologica da Rosca Scott e Rosca Direta
Análise cinesiológica da Rosca Direta e Rosca Scott: uma abordagem comparativa
Total Buy www.totalbuy.com.br Barras para Ginástica. Artigos Esportivos em até 12x
Análise cinesiológica da Rosca Direta e Rosca Scott: uma abordagem comparativa
Análisis biomecánico de la Rosca Directa y de la Rosca Scott (curl): un abordaje comparativo
A cadêmicos em Educação Física
Univ ersidade Federal de Uberlândia
(Brasil)
Fernando Teixeira dos Santos fernando@edf.ufu.br Douglas Abrahão de Oliveira douglas_abrahao@hotmail.com Resumo
Este artigo tem como objetiv o apresentar e comparar cinesiológica e tecnicamente os exercícios Rosca Direta e Rosca Scott, e relatar as principais diferenças.
Na prática de musculação, o mov imento “rosca” consiste em extensão e flexão do cotov elo, num plano Sagital e Eixo Látero-lateral do corpo humano, hav endo ações musculares, principalmente do músculo bíceps braquial. A diferença entre a Rosca Direta e a Rosca Scott está no sentido de que a primeira é realizada de forma liv re e com a coluna ereta, enquanto a segunda é realizada com apoio nos cotov elos, fazendo com que a porção lombar e sacral do corpo fique lev emente flexionada. Os exercícios, apesar de semelhantes e de exercitarem o mesmo grupo muscular de forma diferente, conduzem a adaptações músculo-esqueléticas diferentes. Sugere-se, portanto, que as características mecânicas desses exercícios de musculação sejam lev adas em consideração ao objetiv o de execução.
Unitermos: A nálise cinesiológica. Rosca direta. Rosca Scott.
Resumen
Este artículo tiene como objetiv o presentar y comparar de una manera biomecánica y técnica el ejercicio “Rosca Direta” y “Rosca Scott” (Curl), y explicar las diferencias principales. En la práctica del culturismo, el mov imiento “Rosca” está formado por extensión y flexión del codo en un eje lateral en plano sagital del cuerpo humano, con acciones musculares, especialmente en el músculo bíceps. La diferencia