os generos do discurso Bakhtin
“ A riqueza e a variedade dos gêneros do discurso são infinitas, pois a variedade virtual da atividade humana é inesgotável, e cada esfera dessa atividade comporta um repertório de gêneros do discurso que vai diferenciando-se e ampliando-se à medida que a propria esfera se desenvolve e fica mais complexa”.
(Bakhtin 1997: 279)
O gênero é um produto e seu ensino se torna normativo.
Ele agrupa os textos com caracteristicas e propriedades comuns. Sendo assim os gêneros são textos com traços comuns.
A história literária oscila entre períodos que os gêneros são rigidamente codificados e os que as formas são mais livres ondem abandonavam as formas fixas
Bakhtin teoriza o gênero levando em conta seu processo de produção, lhe interessam a forma como eles se constituem
Os enunciados são vistos na forma de interação.
A utilização da linguagem varia de acordo com cada esfera de atividade.
Os gêneros são caracterizados por conteúdo temático, construção composicional e um estilo, ou seja estamos sempre falando por meio de gêneros em uma esfera de atividade.
O gênero estabelece uma conexão da linguagem com a vida social, a linguagem penetra na vida por meio de enunciados e pelos enunciados se introduz linguagem.
Os gêneros sempre estão vinculados ao dominio da atividade humana, refletindo condições especificas e suas finalidades.
Conteúdo temático, estilo e organização composicional constituem o enunciado que é marcado por uma esfera de ação especifica.
O conteúdo temático é um dominio de sentido de que se ocupa o gênero
02
O ato estilistico é uma seleção de meios linguisticos. Estilo, é, portanto uma seleção de certos meios lexicais, fraseológicos e gramaticais em função de como se presume a compreensão responsiva do enunciado.
A variedade e riqueza de gêneros são infinitas, uma vez que cada esfera de ação possui um repertório significativo de gêneros de discurso
O conteúdo temático são determinações que motivam os comportamentos