resumo hegel
-Primeiro livro publicado: “Diferença entre os sistemas de Fitche e Schelling”.
- Tomava filósofos como: kant, Fitche e Schelling como base. Porém, após a batalha de Iena, ele rompe sua aproximação com Schelling.
- Hegel, modera seu entusiasmo inicial, recusa as expressões revolucionárias mais radicais, e formula a primeira grande teoria da sociedade moderna, tomada como produto da revolução.
-Hegel, dentro do jornalismo foi um professor, publicou um artigo sobre direito natural em iena, o qual criticava o jusnatunalismo, esboçando sua filosofia do Direito.
-Assumiu a cadeira filosófica da Universidade de Heildelberg, após sua publicação da sua segunda obra “Ciência Lógica”. Em seguida, após outra publicação é nomeado para a cadeira da universidade de Berlim, o que o torna o maior pensador da Alemanha, na época.
-Do ponto de vista teórico, Hegel foi o primeiro a escrever sobre a distinção entre sociedade civil e Estado Político e não Marx. Essa distinção tinha sido realizada apenas pelos chamados “contratualistas”, que fixação apenas o conceito de Estado de natureza e Estado civil.
-Sociedade civil: sistema de carecimentos, estrutura de dependências recíprocas, onde seus componentes satisfazes suas necessidades através do trabalho, da divisão do trabalho e da troca e asseguram seus direitos através da justiça e das corporações. Uma esferea de interesses econômicos-corporativos e antagônicos entre si.
- Estado Político: esfera de interesses públicos e universais, isto é, as contradições são mediadas e solucionadas. O Estado é a unidade que vai expressar o significado de Liberdade.
- Teoria Hegeliana, sua teoria politica, de fato foi aquela que mais expressou o jusnaturalismo, tradição que modifica radicalmente, subvertendo seus conceitos, criando novos, construindo um método e uma teoria global sem precedentes.
-A teoria contratualista, faz do individuo o alfa e o ômega da vida social. Toma o