Condição Humana
Segundo Hanna a expressão “Vida Activa”, pretende designar três atividades humanas: Trabalho, Obra e Ação. Para ela são fundamentais porque estão diretamente ligadas as condições básicas, sobre as quais a vida foi dada ao homem na terra.
O TRABALHO , corresponde ao processo biológico do corpo humano. A “Condição Humana “ do trabalho é a própria vida. O modo como resolvemos permanentemente o fato de sermos viventes, como os outros animais e as plantas que tem permanentemente necessidades de saciar as respostas do processo vital e cultural da vida.
OBRA, é a atividade correspondente a não naturalidade da existência humana. A obra proporciona um mundo artificial de coisas nitidamente diferente de qualquer ambiente natural. È resultado do trabalho que transforma as coisas naturais em artificiais. EX.: a árvore que é transformada em móveis. A obra clama por conservação e renovação e ao mesmo tempo confirma nossa singularidade ante a outros viventes e a pesar de tudo isso, não é o suficiente para dizer quem somos.
AÇÃO, sendo uma atividade que se exerce diariamente entre os homens, tendo na “Condição Humana” ,a pluralidade. Ao fato de homens e não de Homem que habitam e vivem no mundo. Por isso, os homens independentemente do que façam, são sempre seres condicionados por ser uma existência condicionada, a existência humana seria impossível sem a s coisas, Hannah expõe que através da ação pode-se conseguir sempre algo novo, chega até mesmo a assemelha-la com a natalidade, As três atividades, relacionam-se a condição mais geral da existência humana que é o nascimento e a morte, a natalidade e a mortalidade. Dessa forma o trabalho garante a vida da espécie, a obra, por meio do produto, permite a permanência e a durabilidade do tempo humano; e a ação causa a condição de lembrança para a historia.
A condição humana é diferente da natureza humana.
A condição humana é a sobrevivência do homem e a natureza é a individualidade de cada um,