Teorias de Aquisição da Linguagem
Existem vários tipos de abordagens de ensino, conforme descreve Leffa:
* A abordagem da gramática e da tradução(AGT) : Consiste no ensino da segunda língua pela primeira. Toda a informação necessária para construir uma frase, entender um texto ou apreciar um autor é dada através de explicações na língua materna do aluno. É uma abordagem dedutiva, partindo sempre da regra para o exemplo.
* Abordagem direta : Acredita que o aluno só aprende a língua alvo através da língua alvo, proibindo o uso da língua materna na sala de aula.Dá-se ênfase na língua oral, mas existe a integração das quatro habilidades, ouvir, falar, ler e escrever.
* Abordagem de leitura : Uma junção do método de tradução com a abordagem direta, onde adotava-se a ênfase na língua escrita e o princípio de que o aluno precisava ser exposto a língua alvo e não necessariamente precisava de domínio oral.
* Abordagem audiolingual : Essa abordagem partiu da premissa de que o aluno deveria primeiramente ouvir e falar a língua alvo e só posteriormente ler e escrever, utilizando muito o laboratório de línguas.
* Método de Curran : É um tipo de aprendizagem criado a partir de técnicas terapeutas onde os alunos são colocados em círculos e o professor circula o tempo toda do lado de fora.
* Método silencioso de Gattegno: São utilizados bastões e gráficos coloridos para o ensino da língua alvo.
* Método de Ascher ( ou resposta física total) : Consiste no ensino da língua alvo através de comandos emitidos pelo professor e que o aluno deve executar conforme a pronúncia emitida pelo professor.
* Abordagem comunicativa : Enfatiza a semântica da língua, aqui a preocupação está enquanto ocorre o ato da fala e o papel que cada participante desempenha no momento em que a mesma ocorre, sendo que a ênfase na aprendizagem está na comunicação.