engenheiro
CURSO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL
DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS DE ECOLOGIA
AULAS PRÁTICAS II- VARIÁVEIS FÍSICOQUÍMICAS DA ÁGUA E SUA IMPORTÂNCIA
LIMNOLÓGICA
Alunos: Eduardo Putzke
Vinicius Castiglio
Gabriel Fava
Ricardo Martins
Data da aula: 17/12/2013
Data de entrega: 07/01/2014
Temperatura
A análise da temperatura nas amostras é uma muito importante nos estudos relacionados ao monitoramento da qualidade de águas. A temperatura é um dos principais fatores que determinam as atividades biológicas e o crescimento do organismos no ambiente. Além disso, a temperatura controla as espécies que podem viver em um sistema aquático, tendo a maior parte dos organismos faixas de temperatura altas para crescer. Se essa faixa for ultrapassada, o número de indivíduos das espécies, por consequência, diminui.
A temperatura também influi na química da água, o aumento da temperatura provoca o aumento da decomposição de compostos orgânicos. Por outro lado, diminui a quantidade de oxigênio dissolvidos na água. Concomitantemente, quando a temperatura diminui, ocorre o processo inverso, ou seja, a diminuição da decomposição de compostos orgânicos e o aumento da disponibilidade de oxigênio dissolvido na água. Esses fatores se superpõem, fazendo com que nos meses quentes de verão os níveis de oxigênio dissolvido nas águas poluídas sejam mínimos, frequentemente provocando mortandade de peixes.
Turbidez das águas
A turbidez é a medida da dificuldade de um feixe de luz atravessar uma certa quantidade de água. A turbidez ocorre devido à presença de sólidos em suspensão na agua, como, por exemplo, partículas inorgânicas (areia, silte, argila) e de detritos orgânicos, algas e bactérias, plâncton em geral, dentre outros.
A análise da medida da turbidez da agua é muito importante, pois ela interfere diretamente na vida dos organismos aquáticos. Em águas muito turvas ocorre a redução da intensidade dos raios luminosos