Irata
DESCIDAS FORA DE CONTROLE
Data de
Publicação
Publicador
Posicionamento
A1
Novembro de 2012
Comitê de Saúde e Segurança da IRATA
A Relatório seguindo um relatório de uma empresa filiada na
IRATA
B Incidente notificado por um inspetor da HSE do Reino Unido
(empresa não filiada na IRATA)
Incidente no Reino Unido (Empresa filiada na IRATA)
Na tarde de seu primeiro dia de trabalho, um técnico IRATA de nível 1, cuja primeira língua não é o inglês, perdeu o controle a partir do meio da corda por cerca de 10 metros, resultando na fratura da pélvis.
Ele estava usando um descensor Stop e um Shunt de backup [com a corda de reboque removida], mas seu treinamento de nível 1 fora do Reino Unido, efetuado um mês antes, indicava treinamento com Petzl I’D e Singing
Rock Locker.
Ele foi verificado no topo antes da descida por um técnico nível 3 e desceu em paralelo com um técnico nível 2 que falava a mesma língua e que estava mostrando para ele como efetuar a perfuração, etc.
A2
Análise do incidente
2.1
2.2
2.3
Uso de equipamento diferente ao usado durante o treinamento.
O uso de um Shunt sem corda de reboque foi importante – potencialmente com mais chances de apanhar o corpo do Shunt, o que constitui um uso incorreto previsível conhecido para qualquer uso de um shunt, como notado nas instruções do fabricante e na declaração do Shunt?
A língua da PF não era o inglês, existiu por isso algum possível mal-entendido devido à língua?
A3
Medidas de controle
3.1
Avaliação de Risco e Metodologia de Segurança para resolver as questões relacionadas á linguagem.
Oferecer aos trabalhadores informações abrangentes e relevantes sobre os riscos, os procedimentos que eles precisam seguir e garantir que eles compreendam e possam trabalhar com segurança.
Treinamento adequado/familiarização/verificação de competências para o equipamento usado, particularmente se for diferente do usado anteriormente no