teorias de aprendizagem
A educação das crianças de zero a 6 anos em estabelecimentos específicos de educação infantil vem crescendo no mundo inteiro e de forma bastante acelerada, seja em decorrência da família de contar com uma instituição que se encarregue do cuidado e da educação de seus filhos pequenos, principalmente quando os pais trabalham fora de casa,seja pelos argumentos advindos das ciências que investigam o processo de desenvolvimento da criança. Se a inteligência se forma a partir do nascimento e se há "janelas de oportunidade" na infância quando um determinado estímulo ou experiência sobre a inteligência do que em qualquer outra época da vida, descuidar desse período significa desperdiçar um imenso potencial humano. Atuar como professor com alunos da Educação Infantil é um desafio cada vez mais instigante.Crianças na faixa etária de 0 a 6 anos representam um mundo de possibilidades.Elas estão prontas para desabrochar para a vida e a espera de um ambiente sócio-educativo que dê condições para que este processo de desenvolvimento e criatividade aflore.
Considerando que esses fatores continuam presentes, e até mais agudos nesses anos recentes, é de supor que a educação infantil continuará conquistando espaço no cenário brasileiro como uma necessidade social. Se debruçarmos sobre a história da Educação Infantil no Brasil, veremos que durante décadas a mesma foi tratada com desprezo e desatenção. Achava-se que cuidar de crianças se limitava a abrigá-las, vestí-las e alimentá-las. Felizmente hoje temos uma nova concepção do que seja cuidar e educar crianças nessa faixa etária. Para darmos continuidade a este novo cenário é bom refletir um pouco mais sobre a responsabilidade e o desafio apaixonante que é ser educador, mediador do processo de desenvolvimento de crianças de 0 a 6 anos de idade.
Por que é nessa idade, precisamente, que os estímulos educativos têm maior poder de influência sobre a formação da personalidade e