Teorias de aprendizagem
Behaviorismo dedicou-se ao estudo do comportamento na relação que este mantém com o meio ambiente onde ocorre. Mas como comportamento e meio são termos amplos demais para poderem ser úteis para uma análise descritiva nesta ciência, os psicólogos desta tendência chegaram aos conceitos e estímulo e resposta ( teoria S-R ) .
Estímulo e resposta são, portanto as unidades básicas da descrição e o ponto de partida para uma ciência do comportamento.
A organização do conhecimento , processamento de informações estilos de pensamento ou estilos cognitivos , comportamentos relativos à tomada de decisões , etc.
Nesta abordagem é dada a ênfase no papel do sujeito como principal elaborador do conhecimento humano. Da ênfase ao crescimento que dela se resulta, centrado no desenvolvimento da personalidade do indivíduo na sua capacidade de atuar como uma pessoa integrada . O professor em si não transmite o conteúdo, dá assistência sendo facilitador da aprendizagem. O conteúdo advém das próprias experiências do aluno o professor não ensina: apenas cria condições para que os alunos aprendam.
ASPECTOS TEÓRICOS O ser humano corresponde-se com os estímulos exteriores. As ações humanas são condicionadas pelo reforço. Aspectos teóricos que caracterizam essas teorias se prendem ao fato da aprendizagem ocorrer a partir da interação do sujeito com o objeto do conhecimento, e é claro, cada teoria com suas nuances.
Para Jean Piaget, um aspecto relevante refere-se à aprendizagem advinda da interação sujeito-objeto e, para que ocorra a aprendizagem são necessário que se considere os processos de assimilação, acomodação e equilíbrio. Outro aspecto importante da teoria de Jean Piaget refere-se ao fato de não concordar com a definição usual de aprendizagem como modificação de comportamento resultante da experiência.
Um dos aspectos mais importante da teoria de Jean Piaget, refere-se ao fato de