Teoria
RIES. Bruno Edgar In : LA ROSA Jorge. Psicologia e Educação. Porto Alegre. EDIPUCRS, 2002
Sumário
Introdução
Visão de homem e mundo
Visão de Sociedade
O problema de conhecimento
Implicações educacionais
Revisão de conceitos ➢ Piaget explica que a diferença entre a inteligência da criança e do adulto é de natureza qualitativa e não quantitativa, à medida que a criança desenvolve sua inteligência irá construir estruturas cognitivas progressivamente mais complexas e mais abrangentes. ➢ A inteligência é um caso particular de adaptação biológica. ➢ As funções invariantes de desenvolvimento mental são; adaptação e organização. ➢ A adaptação é definida como um equilíbrio entre a assimilação e a acomodação. ➢ Assimilação – incorpora todo e qualquer dado da experiência. ➢ Acomodação – o reajuste de esquemas de ação para o desenvolvimento do conhecimento. ➢ A organização é que estabelece relações entre as partes e o todo das estruturas cognitivas. ➢ A aprendizagem para Piaget consiste no desenvolvimento do conhecimento em ampliar a compreensão em como lidar com novas situações da realidade. ➢ A teoria de Piaget pode ser caracterizada como interacionista. Em termos de proposta pedagógica e considerada construtivista.
Visão de homem e de mundo ➢ O ser humano como sujeito em interação como o meio constrói progressivamente o conhecimento ao agir sobre os objetos incorporando elementos cognitivos novos (assimilação) a uma estrutura já existente, e reajustando, ampliando ou construindo esquemas de ação nesta estrutura.
➢ O desenvolvimento cognitivo é seqüencial, através de estádios – epigenético. Cada estádio compreende o desenvolvimento de uma estrutura que antecede a estrutura seguinte, que é mais abrangente e complexa.
➢ Desenvolvimento ontogenético – evolução do indivíduo em estágios progressivos.
➢ Desenvolvimento filogenético –