Teoria
Alguns historiadores acreditam que os primeiros sinais objetivos da existência das contas são de aproximadamente 2.000 anos a.C. porém é muito difícil afirmar o surgimento da contabilidade quando a contabilidade está na atitude de registrar acontecimentos, no controle do patrimônio, e isso já é tão antigo quando a própria humanidade. Um exemplo bem claro disso são os desenhos encontrados em rochas, em alguns lugares do mundo, que faziam o registro do bem que o individuo possuía e sua quantidade. “A contabilidade é tão antiga quanto o homem que pensa”.
2. Qual o grande fator que possibilitou à contabilidade evoluir para atingir o atual grau de desenvolvimento?
Na época da troca pura e simples de mercadorias os registros eram nada mais do que um mero inventário físico sem nenhuma avaliação monetária. Como a preocupação do homem da antiguidade, e de hoje também, era com as propriedades e a riqueza a contabilidade teve que ir aperfeiçoando seu instrumento de avaliação para que suprisse a dimensão e complexidade e o surgimento da moeda fez com que a evolução da contabilidade acelerasse, pois permitiu que o “homem contador” tivesse um grau maior de controle sobre seu patrimônio.
3. Apresente algumas das razoes pelas quais as mais avançadas praças em que se praticou a Contabilidade, na Renascença, foram algumas das cidades italianas, tais como Pisa, Gênova, Florença, Veneza etc.
A atividade mercantil que se tinha na época nessas cidades fez com que a necessidade de qualificação e quantidade dos bens, além da organização, que não existia, fizesse com que o contador se tornasse parte indiscutivelmente necessária para as organizações. “Estas cidades e outras da Europa fervilhavam de atividade mercantil, econômica e cultural, mormente a partir do século XIII até o inicio do século XVIII. Representaram o que de mais avançado poderia existir, na