interpretação de texto
Sabemos que a leitura não é mera decodificação de signos, uma atividade mecânica e passiva diante de um texto. A decodificação da palavra escrita é uma necessidade, entretanto é apenas a primeira etapa do processo de leitura.
A decodificação permite a intelecção, ou seja, a percepção do assunto, o significado do que se leu. Em seguida, faz-se ainterpretação, que extrapola a letra do texto, pois se baseia na relação entre texto e contexto.
Após as três etapas - decodificação, intelecção e interpretação -, o leitor está apto a aplicar o conteúdo da leitura na prática. Um bom leitor realiza essas três etapas com razoável facilidade. Como se tornar um bom leitor, capaz de entender textos em geral e de ter melhor proveito nas atividades acadêmicas e profissionais? Só há uma maneira: ler o máximo possível.
A leitura não pode se reduzir apenas às atividades da faculdade. Ela deve ser permanente na vida de qualquer cidadão. É necessário ler para se informar, para ampliar conhecimentos e ter uma compreensão melhor da realidade para nela intervir.
Ao ler um texto, você deve passar por várias fases:
Leitura sensorial: em que faz funcionar seus órgãos dos sentidos: visão, audição, olfato, tato, gosto. O livro tem forma, cor,
textura, volume, cheiro.
Leitura emocional: descobrir o que o texto provoca em você, se você gosta ou não.
Leitura racional: pressupõe uma análise do que é lido.
Ao ler, temos diferentes objetivos. Ler um texto por lazer é diferente de ler um texto para responder questões em uma prova. Os gêneros textuais também influenciam em nossa forma de leitura. Ler um poema é diferente de ler um texto científico.
Para ler um texto científico, você pode utilizar algumas técnicas. A seguir, mostraremos a técnica de sublinhar, que é muito interessante para estudar, para fazer resumo, fichamento etc.
Técnica de sublinhar
A técnica de sublinhar o texto ajuda na intelecção e na interpretação, além de