Teoria y
Uma questão que é levantada na teoria Y prende-se com o facto de o potencial dos talentos que a empresa dispõe não serem usados ao máximo, com a agravante de muitos empregados acharem que não estão a usar plenamente as suas capacidades.
Para que esta teoria funcione na prática, os gestores têm de ser abertos e incutir um espírito positivo nos seus empregados.
Um gestor seguidor da teoria Y acredita que os empregados serão auto-suficientes e procurarão dar o seu melhor no seu trabalho. Também irá acreditar que se os empregados fizerem um bom trabalho se sentirão mais motivados ainda.
Algumas empresas, principalmente as mais modernas, tendem a seguir esta teoria. Por isso proporcionam um ambiente descontraído e divertido, confiam nas pessoas e dão-lhes grande liberdade para trabalhar como entendem. É o caso da Google
Hoje em dia, quem já está atuando no mercado de trabalho percebe que as características da geração Y citadas à cima já fazem parte de uma grande 'massa' de profissionais. Porém, vejo que muitas pessoas ainda se enquadram no perfil "antigo", "X", principalmente gestores de mais experiência e idade, aonde ocorre o desalinhamento de idéias e perda de capacidade produtiva. Deve haver uma conscientização por parte destes, que esta nova geração já é realidade, é mais agressiva e não se submete e se acomoda tão facilmente. Porém, é produtiva e até mesmo revolucionária, pois acredita que os objetivos profissionais e pessoais devem sempre estar alinhados.
TEORIA Y
É a moderna concepção de Administração, se baseia na eliminação de