Teoria x e Teoria y
PROF. : ANDERSON.
ALUNO: JOSE LERCIO / WELLINGTON TELES .
TEMA: TEORIA X e TEORIA Y.
Conceitos Iniciais
Em administração, a teoria X e teoria Y, trata-se de dois conceitos desenvolvidos por
Douglas Mc Gregor e publicado em sua obra o Lado Humano da Empresa em 1960. Em sua conceituação inicial Mc Gregor definir duas correntes de pensamentos opostos sobre as relações entre colaboradores e empresa. Essas teorias servem de base para auxiliar as demais teorias sobre liderar pessoas em ambientes coorporativos:
1. Teoria X: As organizações partem do pressuposto de que as pessoas têm aversão ao trabalho e à responsabilidade, preferindo ser dirigidas e, por isso, devem ser controladas e motivadas pela coação, pela punição, pelo dinheiro ou pelos elogios, praticamente não existem pessoas criativas. Abaixo é apresentado um modelo de aplicação da teoria X:
“O soldado Geovane Lima da Cruz foi libertado da prisão dentro do 1º Batalhão da Polícia Militar, por ordem da juíza Ana Cristina Mendes. A medida havia sido determinado pelo tenente coronel Walter Silveira dos Santos. O motivo da prisão, de acordo com o advogado Carlos Dorileo Junior, teria sido o fato de o soldado se atrasado para entrar em forma. No ato, um oficial ainda o teria chamado de preguiçoso”. Obs: O advogado alegou que o soldado não possui nenhuma punição durante anos de serviços e ainda em suas razões de defesa, lhe foi negado a ampla defesa, onde os fatos poderiam ser melhor esclarecidos.
2. Teoria Y: A teoria diz que as pessoas são criativas e competentes e consideram que o trabalho é tão natural como a diversão ou o descanso. Assim sendo, sob condições corretas e adequadas desejam trabalhar, daí que é fundamental proporcionar-lhe condições para o seu desenvolvimento pessoal. Estes pressupostos constituem a base da chamada Administração Participativa, abaixo é apresentado um trecho de um edital de concurso publico 01/2013 da Petrobras.
Fig. 01 Trecho de