Lean no setor de serviços
Gestão de Operações e Serviços
Resenha sobre o artigo:
"Lean Practice Case for Improving Service Operations of a Donut Company", Kim, S (2013).
Uma breve resenha sobre o artigo "Lean Practice Case for Improving Service Operations of a Donut Company", de Kim,S (2013), publicado no Journal of Service Science and Management, em Junho de 2013 p232-239.
O artigo é baseado numa abordagem das ferramentas do Lean Manufacturing, bem como em seus princípios e filosofia de criação de valor, introduzidos primeiramente pela Toyota como um conceito de eliminação de desperdícios, mas que se extendeu muito além desta simples forma de se enxergar a realidade, entrando numa dimensão baseada numa filosofia de melhoria contínua (kaizen) de agregar valor.. O lean, em si, baseia-se nas seguintes premissas: balanceamento de fluxo através do processo, empurrar uma saída para atender à demanda, redução de estoque e perdas e produzir cada vez mais produtos variados com elevada complexidade (Ohno,T,1988).
O problema em questão se trata da aplicação do lean na T.CO Donuts & Coffee Company, que é uma varejista indonésia premium e especializada na entrega dos seguintes itens: rosquinhas ( donuts), yogurt congelado e café. A franquia é uma rede bem posicionada no mercado de café, oferecendo café italiano de alta qualidade bem como bebidas acholatadas, que são complementadas com uma ampla variedade de rosquinhas ( cerca de 32 variedades). Estas rosquinhas são leves e feitas de uma qualidade superior. A rede rapidamente se espalhou pelo sudeste asiático e o estudo em questão se baseia num estudo sobre a unidade da T.CO nas Filipinas, que se situa em um shopping ( Metro Manila). O problema principal enfrentado por esta unidade eram as longas filas. Durante horários de pico, por exemplo, um cliente poderia levar cerca de 1 hora e meia para comprar de 24 a 36 rosquinhas.
Era urgente, então, um estudo que diminuísse o ciclo de tempo que um