Teoria Y
Em suas teorias ele compara dois estilos antagônicos de administração: uma baseada na teoria tradicional, excessivamente mecanicista e pragmática, chamada de teoria X e outra baseada nas concepções modernas a respeito do comportamento humano, a teoria Y
Com essas duas teorias pode-se visualizar o comportamento e o desempenho dos funcionários diante das situações do dia-a-dia no local de trabalho.
é um conjunto de dois extremos opostos de suposições, na teoria X as pessoas são preguiçosas e desmotivadas, já na teoria Y as pessoas se mostram motivadas e dedicadas. Esta motivação ou sua falta se manifesta desde a produtividade até a preocupação com a segurança no ambiente de trabalho. Trabalhadores que atuam sob coação tendem a ser menos produtivos e comprometidos com a organização.
eorias X e Y de McGregor
Douglas McGregor, um professor americano, ensinava administração na Massachussets Institute of technology em Cambridge, em 1960, em seu livro The Human Side of Enterprise, ele introduziu os seus conceitos do comportamento humano no trabalho, as teorias X e Y.
TEORIA X:
Nesta teoria, os funcionarios são considerados avessos ao trabalho. Eles são considerados pessoas preguiçosas, que não gostam de trabalhar e tentam ao maximo evitá-lo. Essas são as caracteristicas que os descrevem:
* Individuos que não gostam e evitam o trabalho
* Individuos que nao tem ambição, desgostam de responsabilidades e preferem seguir a serem seguidos
* Individuos que querem segurança
As implicaçoes dos funcionarios da teoria X na administração são que, para alcançar os objetivos da organização, o negocio necessitaria de melhorar o gerenciamento do sistema de coersao dos funcionarios, controle e punição.
TEORIA Y:
Nesta teoria, os funcionarios são considerados ambiciosos, motivados e controlados. Eles apreciam o trabalho,