Teoria pra que
“O Trabalho Em Sala de Aula: Teoria Pra Que?’’
Elegemos como relevante em uma organização de trabalho pedagógico pensar o que fazer, como fazer, para que fazer, como se organizar e planejar, quais os objetivos e intenções, o que o professor pretende com uma determinada proposta, que objetivos são formulados e o que o professor faz para que eles sejam alcançados, objetivos do trabalho da professora(o) e prioridades que ela(e) estabeleceu para alcança-los, trabalhar estratégias de ação e opção, integração de conteúdo, grau de integração, processo de construção de conhecimento, teorias das diferentes matérias e disciplinas, estruturação e ordenação do processo de ensino e trabalho coletivo. Para tomar decisões sobre: Para que? O que? Como? Para quem? Quando? E onde ensinar? Precisamos de conhecimentos psicológicos, sociológicos, políticos, antropológicos, filosóficos e outros. Nesse processo o professor tem o papel de facilitador, deve seguir sempre do fácil ao difícil, ir das coisas as idéias, e do particular ao geral tudo sem pressa.
Ter conhecimento da metodologia que acentua o aspecto externo e objetivo do processo de ensinar, realizar busca incessante por metodologias e recursos didático - metodológico para gerar e estimular a motivação do aluno, refletir e interpretar conhecimentos são também fundamentais, saber como motivar os alunos para que eles estudem, saber como resolver casos de alunos indisciplinados e descontentes, como despertar e manter sua atenção, como avaliar os alunos e saber como nos comunicar para que eles nos entendam.
Existe uma diversidade de teorias, então é sempre bom se basear em algum princípio teórico, ter dinâmica na sala de aula e exercer pratica de método de alfabetização.
É muito importante a reflexão dos professores sobre as teorias, a formação do educador não pode ficar limitada ao livro, o mesmo que trabalhar com apostilas e se prender somente a este conteúdo, inibe o raciocínio