O trabalho em sala de aula: teoria pra quê?
Em uma sala de aula não acontecem apenas situações de ensino-aprendizagem, acontecem muitas outras situações, como conversas, interrupções, barulhos de fora. O educador precisa saber lidar com isso e não deixar que essas situações atrapalhem a aula.
Há muitas coisas de extrema importância que o educador precisa para organizar seu trabalho, entre elas estão a forma como o conhecimento é transmitido, a maneira como as crianças vão entender melhor, ter vários métodos de ensino.
Os professores se baseiam em teorias e métodos, mas cada um vai aperfeiçoá-lo a seu modo, criar sua própria identidade, pois é o professor quem sabe a melhor maneira de ensinar cada um de seus alunos, pois cada um aprende de um jeito.
O aluno precisa estar disposto a aprender, a ter novos conhecimentos e o professor é quem vai criar as situações de ensino-aprendizagem, é quem vai organizar a turma. O educador tem que ser dinâmico, tem que ensinar cada matéria de um jeito diferente, uma maneira que vai chamar a atenção do aluno, como mostrou o texto que a professora levou um presente para a turma e um cartão, onde ela os incentivou a ler. O educador tem que buscar maneiras de chamar a atenção do aluno, de fazê-lo interessar-se pela matéria, pois se o professor somente chegar na sala de aula e transmitir o conhecimento da mesma forma todas as vezes, os alunos vão cansar, se irritar e a sala vai ficar um caos, onde as crianças não vão prestar atenção, vão fazer bagunça. O professor tem que ser dinâmico e ajudar seus alunos.
Todo o bom professor precisa se atualizar, estar sempre atento às novas práticas pedagógicas, novos modos de ensinar, para facilitar o aprendizado dos seus alunos, e assim fazer com que eles realmente aprendam, e não apenas decorem.
O professor não tem apenas que transmitir conhecimento, precisa também ouvir o aluno, tirar todas as dúvidas, fornecer situações para as crianças se expressarem, e também aprender com os alunos.