Teoria organizacional
1) Pois é um grupo que tem interesses comuns, onde todos obedecem a uma hierarquia rígida. Existe uma liderança centralizada, busca aliados para eliminar a concorrência, há investimentos de recursos para manutenção de estrutura, que é revertido em benefícios para eles. Investem em “tecnologia” e no estudo para que os mesmos futuramente defendam a organização.
2) Eles respondem a um líder interno, esse reporta ao seu supervisor que levará a informação ao líder máximo. Os integrantes são “operários”, que depois de colaborar para a fuga e amparar a família, a organização cobra em forma de trabalho.
3) Pela quantidade de pessoas (integrantes), pois eles são dependentes e têm obrigações a cumprir, fidelidade e financeira inclusive, com penas sendo aplicadas aos transgressores.
4) Hierarquia, controle, estrutura, organização, regras, incentivos, benefícios, estrutura e planejamento.
5) O terrorista atua contra qualquer pessoa tirando vidas para causar impacto na sociedade. O PCC, em suas atuações, tem o objetivo de arrecadar recursos para serem utilizados por seus integrantes.
6) Curto prazo: Juntar todos os líderes para dificultar a expansão do PCC;
Longo prazo: Dificultar a comunicação, melhorar a segurança interna dos presídios, oferecer apoio aos integrantes que querem sair da organização sem que sejam punidos e melhorar a segurança nas ruas.
-Dificultar/extinguir.
7) A relação é que a pessoa contribui mensalmente, porém a contribuição é revertida em ditos “benefícios”: Fugas, financiamentos de roubos, compra de armas e drogas e resgate de presos. A organização se torna cada vez mais forte porquê os integrantes já ingressam pagando e se tornam “escravos” não conseguindo sair.
Exercício 2.
1) Por funções (funcional), por produtos ou serviços, por localização geográfica, por clientes, por fases do processo, por projetos.
2) Segue:
Departamentalização por função
Vantagens:
Melhor uso das habilidades especializadas das