Teoria Organizacional
1 INTRODUÇÃO 3
2 APRESENTAÇÃO: sorvetes e picolés gellak 4
3 PROCESSOS E SISTEMAS DA ESTRUTRURA DA EMPRESA 11
4 CONCLUSÃO 23 REFERÊNCIAS 24 Capítulo I do livro Administração: teoria e prática no contexto brasileiro, dos autores: SOBRAL, Felipe; PECI, Alketa. 24
1 INTRODUÇÃO
Este estudo tem como objetivo potencializar da visão holística sobre uma organização: no caso da fábrica de Sorvetes e Picolés Gellak. Este trabalho visa desenvolver proposições acerca dos recursos a serem mobilizados, por meio de ações empreendedoras, que buscam promover a competitividade no contexto do comércio e indústria. Neste estudo são identificadas e analisadas decisões e ações associadas ao empreendedorismo e à inovação.
As questões que norteiam este trabalho são: Que decisões e ações empreendedoras favorecem a que uma empresa desenvolva competitividade no contexto das cadeias globais de bens de consumo? Como são mobilizados os recursos de uma organização em favor da inovação nesse contexto?
O objetivo principal do trabalho em equipe apresentado é o de analisar como oportunidades são identificadas e recursos são mobilizados para conferir a uma empresa tradicional condição de competir por meio da inovação e ainda sair de problemas que podem ocorrer neste seguimento.
O estudo de um caso da fábrica de Sorvetes e Picolés Gellak provê a base empírica para a discussão das questões propostas bem como identifica a sua estrutura organizacional, a gestão de recursos humanos, sua estratégia de marketing, processos e sistemas de produção, o funcionamento das operações e logística.
2 APRESENTAÇÃO: sorvetes e picolés gellak
A empresa de Sorvetes e Picolés Gellak foi fundada em 16 de outubro de 1993 com apenas três freezers emprestados e um liquidificador de uso doméstico. Hoje a Gellak possui duas Distribuidoras sendo uma em