Alienação no Trabalho
Resumo
O trabalho alienado é uma forma de trabalho no qual tem como objetivo, produzir em grande quantidade e com qualidade. Mas essa forma de trabalho faz com que o trabalhador acabe se tornando uma pessoa aborrecida no ambiente de trabalho, e não sentir-se realizada consigo mesma. O trabalho alienado está presente em grandes indústrias no nosso cotidiano, e com mais frequência podemos ver pessoas com o nível de estresse alto, autoestima baixa, energia física e mental esgotada. Isso tudo é consequência do trabalho alienado. A produção econômica visa muito suprir as necessidades do mercado e esquecer o trabalhador. O trabalhador por consequência, se sente como “coisa” com necessidade de alcançar algum sucesso na sociedade.
Palavras-Chaves: Alienado; Trabalhador; Quantidade; Qualidade; Coisa
Introdução
Observa-se no cotidiano, o quanto a produção econômica se transformou, principalmente no seu objetivo, que deixou de ser as pessoas e passou a ser a própria produção. Essa transformação intensificou-se quando o trabalho em grande parte das indústrias se tornou um trabalho rotineiro, automatizado e especializado, subdividido em múltiplas operações. Os donos de indústrias, com isso, tinham como objetivo economizar tempo e aumentar a produção.
Essa forma de organizar o trabalho em linha de operação e montagem, foi aperfeiçoada por Frederick Taylor, e esse método ficou conhecido com Taylorismo. O taylorismo foca nas tarefas com o objetivo de aumentar a eficiência ao nível de produção. O taylorismo trouxe para aquela época vários benefícios ; Os funcionários passaram a se sentir valorizados e isso fez com que exercessem seus afazeres com mais prazer. Mas, se por um lado esse método foi bom, por outro ele teve consequência. A principal consequência foi a limitação do saber, pois o trabalhador perde a noção de conjunto do processo produtivo.
O homem e o trabalho alienado Pode-se observar o trabalho