alienação no trabalho
Este trabalho trata o conceito de alienação como tema principal, falando de outros conceitos essenciais para seu melhor entendimento.
Em resumo, podemos fazer um pequeno apontamento sobre as reflexões marxistas:
Capitalismoe apropriação dos meios de produção – desigualdade social;
Classe dominante – capitalistas;
Classe dominada – proletariado
Capitalismo depende da exploração do trabalhador;
Mais-valia comotodo o trabalho que o trabalhador faz a mais do que o necessário para o pagamento do seu salário, logo é a fonte de lucro;
A alienação no trabalho é gerada na sociedade devido àmercadoria, que são os produtos produzidos pelos trabalhadores explorados e o lucro, que vem a usurpação do trabalhador para que mais mercadorias sejam produzidas e vendidas acima do preço investido notrabalhador, assim rompendo o Homem de si mesmo (Marx, O Capital).
No filme “Tempos Modernos” é visível a exploração a que o vagabundo (Chaplin) é sujeito, tanto em ritmo e tempo exigido para a produçãode objectos, como no efeito psicológico a que é sujeito.
Alienção no trabalho
Uma das principais características do capitalismo é a transformação dos seres humanos em mercadorias e, principalmente, em máquinas geradoras de riquezas a serem expropriadas pela classe dominante. Para isso, busca ao máximo fragmentar um importante atributo do ser social: o trabalho. Separa-se o “pensar o trabalho” da tarefa em si, processo esse intitulado de alienação do trabalho.
O homem se transforma em um ser autômato, desprovido de sua capacidade de compreender seu papel e, não obstante, reconhecer o valor de seu trabalho e de se apropriá-lo. A alienação do trabalho torna-se a base fundamental da exploração de uma classe sobre a outra na sociedade moderna contemporânea.
Contudo, o capitalismo se desenvolveu de forma desigual e combinada. A alienação se inseriu no mundo do