Debate sobre unidade de policia pacificadora
As UPP’s contribuem para a segurança pública
Apartir do momento em que houve a mudança na estrutura de segurança pública nas favelas, é evidente que a mesma melhorou. Onde antes a polícia agia de forma passageira no combate à dominação do tráfico, causando muitos tiroteios, mortes e insegurança, a proposta de instalação de uma base policial dentro das favelas se tornou uma ação emergencial eficiente.
Todo mundo sabe a importância dos postos de saúde, correto? Então, sabemos que é necessário ter postos em cada bairro ou na proximidade para distribuir de forma mais adequada o atendimento gratuito à saúde básica. Da mesma forma que o cidadão tem direito à saúde, ele tem direito à segurança. É dessa forma que as Unidades de Policia Pacificadora atuam, trazem segurança aos cidadãos e com a possibilidade de inserir projetos sociais, no estreitamento da relação entre policia e favela, previne que crianças futuramente sigam o caminho criminoso.
A pacificação tem um papel fundamental no desenvolvimento social e econômico das comunidades, pois potencializa a entrada de serviços públicos, infraestrutura, projetos sociais, esportivos e culturais, investimentos privados e oportunidades.
(terminar com retórica/analogia/reafirmação)
Mesmo que o tráfico não tenha sido completamente eliminado, ele ocorre de forma mais “discreta”. E se os traficantes não saem mais andando por ai com seus fuzis, é menor a chance de alguém ser atingido por uma bala perdida, por exemplo.
É inegável a migração de bandidos, mas é inegável também que a força e influência deles no lugar para onde migram é muito menor do que no local de saída. Portanto, se a polícia brasileira não tem condições de prender todos os bandidos, a melhor saída é torná-los, de certo modo, menos nocivos à população.
O caso do Amarildo pode ter sido um caso de violência policial, mas eu pergunto, adversário(a) os PMs não estão sofrendo o julgamento necessário? Não houve todo um movimento