Teoria Organizacional
Resenha do Texto: “VISUALIZAR PARA TRANSFORMAR’’
Quando uma empresa não apresenta bons resultados ou então uma redução dos seus lucros, uma das soluções apresentadas pelos especialistas em estratégia e gestão de alto desempenho – Charles Harvey, Sydney Finkelstein e Thomas Lawton - , é usar a ferramenta da visualização.
Usando a empresa Harley-Davison como exemplo, estes especialistas mostraram como é possível usar da visualização para mudar a visão da empresa trazendo melhores resultados.
A Harley-Davison, apesar de ser um símbolo do individualismo norte-americano, passou por um período de decadência devido à alta concorrência com as motocicletas importadas.
Por meio da visualização, a empresa conseguiu mudar sua visão, redefinindo suas energias, elevando o seu nível de qualidade e produtividade, além das relações com seus colaboradores.
A visualização implica em colocar em evidência a reflexão do compromisso dos líderes em três períodos de tempo: presente, passado e futuro. Isso indica que o líder precisa ficar de fora, olhar a empresa como um todo, ver quais foram suas dificuldades no passado, como foram resolvidas, quais os problemas atualmente, de que forma podem ser resolvidos etc.
O texto mostra que os líderes precisam adquirir uma visão 360°, baseada no presente e voltada para o futuro. Dessa forma, o problema é dividido em partes, facilitando a resolução dos mesmos.
Visão e visualização não são a mesma coisa. Visão é um produto estratégico deliberado. Visualização é a técnica conversacional utilizada para criar uma visão.
A visão precisa abranger três aspectos: ser integral, de forma que atinja todos os aspectos do negócio; ser inclusiva, para reunir as partes interna e externa da empresa além dos principais grupos interessados; e ser dinâmica, estabelecendo uma trajetória com mudanças dinâmicas. Isso se dá pelo processo da elaboração da visão, em que os líderes devem refletir de maneira crítica