Resumo Fotossíntese
* Alimento para os seres vivos
Todos os seres vivos queimam combustível orgânico, como a glicose, para obter energia, seja por respiração ou por fermentação. No entanto, somente os vegetais e algumas algas são capazes de produzir sua própria glicose e por isso são chamados de autótrofos através de um processo denominado de FOTOSSÍNTESE.
clorofila 6 CO2 + 6 H2O + Luz C6H12O6 + 6O2
É importante saber que todo o oxigênio (O2) liberado na fotossíntese provém da molécula de água (H2O) e não da de gás carbônico.
A fotossíntese ocorre nos cloroplastos que são vesículas de parede dupla, com a membrana interna formando prolongamentos (as lamelas) e várias pilhas de vesículas menores achatadas (Os granos ou grana) preenchendo os espaços há uma solução coloidal, o estroma. Nas lamelas e nos granos localiza-se a clorofila.
* Etapas da fotossíntese
A fotossíntese pode ser dividida em duas fases: (1) a fase de claro ou fotoquímica (dependem diretamente da luz). (2) a fase de escuro ou enzimática ou fotossintética ou ciclo de Calvin (a luz não é diretamente necessária, também ocorre de dia).
1. A fase de claro ou fotoquímica
* As reações de claro ocorrem nas partes clorofiladas do cloroplasto: as lamelas e os grana.
* Nesta fase ocorrem duas reações que dependem da presença de luz: a quebra da água em oxigênio e hidrogênio (fotólise da água) e a transformação de ADP + P em ATP (fotofosforilação).
* Na fotólise da água, ou seja, a quebra da água na presença da luz, as moléculas de água se quebram liberando oxigênio (O2) e hidrogênio. O hidrogênio é capturado por moléculas de uma substância chamada NADP originando NADPH2.
* Na fotofosforilação, ou seja, a produção de ATP em presença de luz, o ADP liga-se a um átomo de fosfato (P) transformando-se em moléculas de ATP.
A molécula de