professora
A ciência é uma atividade tipicamente humana de busca sistemática do conhecimento da natureza e dos seus fenômenos.
Observação; Descrição; Experimentação; Teorização os métodos por meio dos quais se desenvolve a atividade científica, podendo-se dizer que todos eles têm validade tanto para a ciência quanto na busca de tecnologia. Esses métodos podem:
• priorizar a conduta abstrata e teórica e subestimar as sensações e o experimento;
• entender ser a comprovação experimental o procedimento fundamenta
Dependendo do objeto de pesquisa:
A experimentação;/// Modelo teórico;// A experimentação pode ser mais ou menos rigorosa, dependendo dos recursos que se dispõe, inclusive o conhecimento teórico pré-existente.
A tecnologia é o estudo das técnicas. A tecnologia é o estudo das técnicas, inclusive de sua evolução. É a busca do conhecimento de como produzir e desenvolver instrumentos de trabalho, equipamentos e processos, destinados a elevar a produção por esforço físico humano ou unidade de trabalho despendida e resolver problemas e, desta forma, melhorar a qualidade de vida.Na sua origem, a tecnologia era uma atividade típica de artesãos.
A pesquisa é o exercício ou a prática da busca pelo conhecimento, conduzido por meio do método científico escolhido. Convencionalmente, a pesquisa vem sendo classificada em: básica: objetiva a expansão do saber não necessariamente associada a um interesse imediato de utilização prática dos resultados;
• aplicada: conduzida com o propósito de gerar inovações para solucionar problemas.
É desejável que exista um certo equilíbrio no desenvolvimento desses dois tipos de pesquisa, porque, enquanto a pesquisa básica cria e dá legitimidade e fundamento a novas ideias, a pesquisa aplicada procura transformá-las em utilidades.
subclassificação da pesquisa
• A estratégica apresentaria um elevado potencial para interagir rapidamente com outras pesquisas, dando suporte para novos avanços.
• A