animais
Fotossíntese é a síntese de carboidrato a partir de água e dióxido de carbono (CO2). O que caracteriza uma reação de fotossíntese é a absorção de luz e, é através dela que ocorre a produção de alimentos nos vegetais, sendo assim, ela é indispensável para a vida das plantas, dos animais e até do homem. As folhas das plantas possuem células fotossintetizadoras, que são sensíveis à luz e possuem uma substância denominada clorofila.
A clorofila é o pigmento mais importante no processo fotossintético das plantas, ela capta a radiação luminosa e transforma essa forma de energia em energia química. A energia luminosa utilizada para essa reação é provinda da luz solar e absorvida pela clorofila. A absorção da energia luminosa e sua transformação em energia permitem o crescimento das plantas, seu florescimento e a produção de frutos.
Assim como a energia solar é fundamental para a fotossíntese, esta é importante para o homem porque ao ingerir o alimento proveniente das plantas, parte das substâncias entra na constituição celular e outra parte fornece a energia necessária às atividades como o crescimento, a reprodução, etc.
A Fotoquímica é o processo químico da fotossíntese, ela utiliza a luz do Sol para as reações, por este motivo é que é chamada de “Reação de claro”. Na fotoquímica acontecem dois processos básicos: a fotólise da água e a fotofosforilação.
Fotólise da Água: Neste processo ocorre a transferência dos átomos de hidrogênio para os transportadores de hidrogênio e a liberação do oxigênio para a atmosfera. A descrição dessa reação foi feita por Hill, em 1937. No entanto, esse pesquisador não sabia qual era a substância receptora de hidrogênio, atualmente sabe-se que tal substância é o NADP (nicotinamida-adenina-dinucleotídeo+ácido fosfórico).
Fotofosforilação: Adição de fosfato em presença da luz. A substância que sofre fotofosforilação na fotossíntese é o ADP, formando ATP. É neste processo que as plantas