Estratégia de Marketing
A unidade de negócios “Mobile”da LG é dividida em dois grupos:
• Operadoras (Vivo, Oi, Tim…)
• Varejo (Fast Shop, Casas Bahia…)
Além dessa divisão, a LG também pratica uma segmentação baseada no volume de negócio que mantém com a empresa, tamanho e importância estratégica. Apos essas análise, de acordo com a classificação, esse parceiro contará com beneficios proporcionais, tais como:
• Maior atividade em Merchandising
• Investimento
• Tempo do vendedor
• Preferencias em lançamentos
• Condições comerciais mais favoraveis, entre outros…
Do grupo de operadoras, a principal cliente é a Vivo, seguida por Tim, Claro e Oi. Nesse grupo os aparelhos já são vendidos com a linha, e as operadoras são atendidas diretamente pela equipe de vendas da LG.
No canal varejo, os clients podem ser atendidos pela equipe de vendas da LG ou até mesmo por distribuidoras conforme seu volume de negócio, quanto maior esse volume, maior a chance de ser atendido diretamente pela equipe de vendas da LG. Os clientes grandes são atendidos pela equipe de vendas da LG, como Grupo Pão de Açúcar, Pernambucanas e Magazine Luiza. A equipe de vendas da LG também atende diretamente grandes varejistas regionais – redes que atuam apenas em uma região do país, mas que ainda assim possuem volume expressivo de venda. Varejistas menores são atendidos por meio de distribuidores, que compram os celulares da LG e os revendem a esses clientes. Os varejistas compram da LG os celulares desbloqueados – ou seja, os telefones não são vendidos com uma linha habilitada, cabe ao consumidor que compra o celular desbloqueado escolher a operadora e o plano que deseja usar naquele aparelho e adquirir o serviço separadamente.
Como de praxe, a força de vendas conta com uma remuneração fixa e uma remuneração variável, que se divide em comissões por volume vendido, alcance de metas e prêmios em concursos de vendas.
O varejo e a operadora têm objetivos distintos na venda para o consumidor final. Como a