Estratégias de marketing
Marketing de massa
É uma estratégia de marketing, onde os profissionais tomam a decisão de produzir, distribuir em massa e tentar atrair todos os tipos de compradores. O marketing de massa cria maior potencial de mercado, o custo final do produto é menor, em conseqüência o preço do produto é mais baixo e a margem do lucro maior.Podemos citar como exemplo a Coca-Cola, que praticou marketing de massa por muitos anos quando vendia seu refrigerante em apenas um tamanho de garrafa.
Atualmente a proliferação de mídias de propagandas e canais de distribuição está dificultando a prática de marketing que não esteja ajustado às necessidades de públicos específicos e aos poucos o marketing de massa está desaparecendo e as empresas estão passando a adotar o micro marketing usando assim um dos quatro níveis de segmentação: Marketing de Segmento; Marketing de Nicho; Marketing Local ou Marketing Individual.
Marketing de produto diferenciado Estratégia de marketing de ataque no qual se busca atingir o mercado como um todo, ou parte deste, através de seus vários segmentos com ofertas diferentes para cada um desses segmentos – o composto de marketing é específico para atender as necessidades de cada segmento. Estratégia de cobertura de mercado na qual a empresa decide visar vários segmentos do mercado e desenvolve ofertas específicas para cada um deles.
Marketing direcionado
As ofertas podem ser direcionadas a grupos específicos ou mesmo para um único consumidor. Conhecendo-se o seu perfil é possível se fazer uma oferta exclusiva. As pessoas têm cada vez menos tempo e preferem adquirir certos produtos ou serviços através dos canais diretos, não necessitando ir a lojas ou estabelecimentos. Um outro fator é o horário limitado de funcionamento do varejo tradicional e a própria dificuldade para se levar mercadorias a