Teoria Monetária
Moeda é o meio pelo qual são efetuadas as transações monetárias. É todo ativo que constitua forma imediata de solver débitos, com aceitabilidade geral e disponibilidade imediata, e que confere ao seu titular um direito de saque sobre o produto social.
2 – Quais são as funções da moeda?
Desempenha funções como meio de troca (instrumento intermediário de aceitação geral), unidade de conta (permite contabilizar ou exprimir numericamente os ativos e os passivos, os haveres e as dívidas) e reserva de valor (pode ser utilizada para a acumulação de poder aquisitivo).
3 – Quais são os estágios da evolução da moeda?
A moeda já teve estágios ao longo do tempo como: escambo, moeda mercadoria, moeda simbólica, moeda escritural e moeda sofisticada.
4 – Quais são as qualidades dos metais que faz com que assumam um lugar de destaque como moeda mercadoria?
As dificuldades de pesas e avaliar o metal são superadas a partir de moedas cunhadas, onde o valor do metal é garantido pelo soberano. A maioria das moedas tem a gravura do soberano que garante o seu valor.
5 – O que é quase-moeda?
São ativos de grande liquidez que não são aceitos normalmente em troca de bens ou serviços, mas que podem ser convertidos em moeda.
6 – Quais são os agregados monetários no Brasil?
Os agregados monetários do Brasil se definem em M0, M1, M2, M3 e M4. M0 é o estoque de moeda metálica e papel (moeda que fica em poder das pessoas e empresas). M1 são os depósitos em contas correntes nos Bancos Comerciais. Tanto o M0 e o M1 não rendem juros e são pagamentos de liquidez imediata. M2, M3 e M4 incluem as quase-moedas e rendem juros as pessoas que fazem aplicações.
7 – Como se dividem os intermediários financeiros?
Os intermediários dividem-se em: bancários (comerciais, múltiplos e caixas econômicas), não bancários (bancos de investimentos, financeiras e sociedade de crédito imobiliário), leasing e corretoras e distribuidoras.
8 – Quais são as funções dos bancos?