Modelo OSI TCP/IP
Modelo OSI:
O Modelo OSI (Open Systems Interconnection, criado em 1970 e formalizado em 1984) é um modelo de referência da ISO que tinha com principal objectivo ser um modelo standard, para protocolos de comunicação entre os mais diversos sistemas, e assim garantir a comunicação end-to-end, permitindo a comunicação entre máquinas heterogêneas e definindo diretivas genéricas para a construção de redes de computadores (seja de curta, média ou longa distância) independente da tecnologia utilizada.
O modelo é composto por 7 camadas, em que cada camada realizada funções específicas.
- Aplicação: promove uma interação entre a máquina destinatária e o usuário da aplicação. Essa camada disponibiliza os recursos para que tal comunicação aconteça.
- Apresentação: é responsável por converter o formato do dado recebido pela camada de aplicação em um formato comum a ser usado na transmissão desse dado.
- Sessão: define como será feita a transmissão de dados e coloca marcações nos dados que estão a ser transmitidos. Se acaso a rede falhar, os computadores reiniciam a transmissão dos dados a partir da última marcação recebida pelo computador.
- Transporte: é responsável por pegar dados enviados pela camada de Sessão e dividi-los em pacotes que serão transmitidos para a camada de Rede. No receptor, é responsável por pegar os pacotes recebidos da camada de
Rede, remontar o dado original e assim enviá-lo à camada de Sessão.
- Rede: é responsável pelo endereçamento dos pacotes de rede.
- Dados (camada de enlace de dados): detecta e corrige erros que podem acontecer no nível físico. É responsável pela transmissão e recepção de quadros e pelo controle de fluxo.
- Física: trata da transmissão de bits
Pág. 1/3
Modelo TCP/IP:
O modelo TCP/IP que advêm de dois protocolos (Transmission Control Protocol / IP Internet Protocol), é um conjunto de protocolos de comunicação entre computadores em rede, o