Modelos OSI e TCP/IP
Fundamentos de Redes de Dados e Cominicação
São Paulo
2013
Modelo OSI
O modelo OSI (Open System Interconect) foi criado em 1977 pela ISSO (International Organization for Standardization) com o objetivo de criar padrões de conectividade para interligar sistemas de computadores locais e remotos. A rede é dividida em 7 camadas funcionais, são elas:
1. Física
2. Enlace
3. Rede
4. Transporte
5. Sessão
6. Apresentação
7. Aplicação
Essa divisão é bem clara e objetiva, facilitando a compreensão e entendimento dos diversos protocolos de mercado.
O modelo ISO/OSI representa um modelo de base para a construção de rede, porem não é considerado uma arquitetura de rede porque ele não especifica exatamente os serviços e protocolos a serem usados em cada camada.
Modelo TCP/IP
O modelo TCP/IP foi criado por pesquisadores do Departamento de Defesa dos Estados Unidos. É uma ferramenta usada para ajudar a explicar o conjunto de ferramentas usadas para explicar o conjunto de protocolos TCP/IP, que é o padrão dominante para transporte de dados nas redes. É dividido em quatro camadas fundamentais:
1. Acesso a rede
2. Internet
3. Transporte
4. Aplicação
OSI x TCP
MODELO OSI x TCP/IP: SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS.
Algumas semelhanças: ambos são divididas em camadas; ambos têm camadas de aplicação, embora incluam serviços muito diferentes; ambos têm camadas de transporte e de rede comparáveis; a tecnologia de comutação de pacotes (e não comutação de circuitos) é presumida por ambos; os profissionais da rede precisam conhecer ambos.
Algumas diferenças: o TCP/IP combina os aspectos das camadas de apresentação e de sessão dentro da sua camada de aplicação; o TCP/IP combina as camadas física e de enlace do OSI em uma camada ; o TCP/IP parece ser mais simples por ter menos camadas; os protocolos do TCP/IP são os padrões em torno dos quais a Internet se desenvolveu, portanto o modelo