Comparação entre modelo osi e tcp/ip
O padrão aberto técnico e histórico da Internet, o Transmission Control Protocol/Internet Protocol (TCP/IP), surgiu de uma necessidade específica do Departamento de Defesa dos Estados Unidos. O modelo de referência TCP/IP e a pilha de protocolos TCP/IPtornam possível a comunicação de dados entre dois computadores quaisquer, em qualquer parte do mundo, a aproximadamente a velocidade da luz.
Devido ao sugimento de um grande número de redes de computadores, a International Organization for Standardization (ISO) realizou uma pesquisa sobre esses vários esquemas de rede. Viu-se então, a necessidade de se criar um modelo de rede para ajudar os desenvolvedores a implementar redes que poderiam comunicar-se e trabalhar juntas (interoperabilidade). Assim, a ISO lançou em 1984 o modelo de referência OSI.
MODELO OSI:
O modelo de referência OSI é o modelo fundamental para comunicações em rede. Embora existam outros modelos, a maior parte dos fabricantes de rede, hoje, relaciona seus produtos ao modelo de referência OSI, especialmente quando desejam instruir os usuários no uso de novos produtos. Eles o consideram a melhor ferramenta disponível para ensinar às pessoas a enviar e receber dados através de uma rede.
No modelo de referência OSI, existem sete camadas numeradas e cada uma ilustra uma função particular da rede. Essa separação das funções da rede é chamadadivisão em camadas. Dividir a rede nessas sete camadas oferece as seguintes vantagens: 1. Decompõe as comunicações de rede em partes menores e mais simples. 2. Padroniza os componentes de rede, permitindo o desenvolvimento e o suporte por parte de vários fabricantes. 3. Possibilita a comunicação entre tipos diferentes de hardware e de software de rede. 4. Evita que as modificações em uma camada afetem as outras, possibilitando maior rapidez no seu desenvolvimento. 5. Decompõe as comunicações de rede em partes menores, facilitando sua aprendizagem