Semana psicologia
Avaliação Funcional
Como técnica diagnóstica
Lyudmilla Furtado Mendonça Juliana de O. Dala Vedova Vanessa Maria C. Coelho
Considerações Iniciais
Diagnóstico Clássico x Avaliação Funcional Seleção Natural
Diagnóstico Clássico
• Testes • Manuais Estatísticos
Avaliação Funcional
Filogênese
Cultura
Ontogênese
Seleção Natural
Seleção Natural
Seleção Natural
Aqui temos a ilustração sobre o caso das mariposas; na foto da esquerda, as mariposas em seu ambiente natural. Os líquens esbranquiçados camuflam muito bem as mariposas mais claras, enquanto as mais escuras ficam às vistas dos predadores. Na foto da direita a poluição matou os líquens, deixando apenas os troncos das árvores, mais escuros; agora quem está melhor camuflado são as mariposas escuras, enquanto que as brancas são facilmente encontradas.
Avaliação Funcional
Avaliação Funcional de um caso real
Trata-se de paciente do sexo masculino, adulto, 22 anos, branco, 3o numa família de cinco filhos, recém casado, 2o grau incompleto, balconista. Foi encaminhado por um clínico geral, fazendo uso de antidepressivo e antipsicótico devido à sintomatologia depressiva, tentativa de suicídio e vários episódio de auto agressão, ciúme excessivo, explosões de raiva seguida de choro, comportamento não assertivo, tato distorcido, preocupação excessiva com a própria imagem (considerava-se feio), com tatos auto referentes.
Avaliação Funcional de um caso real
As principais queixas relatadas pelo cliente eram uma excessiva preocupação quanto à fidelidade de sua esposa e as brigas continuas entre seus pais. Os episódios de auto-agressão eram sempre desencadeados por situações de tensão, precedidos por estimulação aversiva da própria família ou esposa, por exemplo: briga dos pais ou esposa olhando para o lado.
Avaliação Funcional
Primeiro Passo:
• Observe os comportamentos
• Descreva os comportamentos
Avaliação Funcional
Segundo Passo: