TRABALHO DA 7a SEMANA PSICOLOGIA
As possibilidades do Humanismo no ambiente escolar visa humanizar as relações, ou seja, não há ninguém inferior ou superior a alguém, todos somos iguais. O educador humanista se preocupa em criar um ambiente saudável, dentro das escolas.
Rogers destacou que a aprendizagem é mais expressiva, quando as situações são entendidas como problemáticas.
No Humanismo, o professor deve receber o aluno do jeito que ele é, entendendo suas emoções e sentimentos.
As limitações dessa abordagem é a dependência do caráter individual de cada educador.
Não é possível que o professor receba uma estratégia pré estabelecida, pois cada um deve criar o seu próprio repertório.
GESTALT
As possibilidades da Gestalt na educação é muito significativa, por ser contrária ao exercício mecânico no processo de aprendizagem. É preciso que os alunos aprendam conceitos que venham estimular o desenvolvimento intelecto geral. Os conteúdos devem ser mostrados de forma integrada e não isolada, para que aprendam o que realmente significa o que aprenderam.
PSICANÁLISE
Um dos benefícios da teoria de Freud na educação é relacionada ao vínculo afetivo entre professor e aluno. Para a psicanálise, em qualquer relacionamento existe a transferência negativa e a positiva. Dessa maneira, o professor e o que ele significa para o aluno passa a ser fundamental para o aprendizado. Portanto, tanto o aluno como o professor, ficam encarregados de um papel fundamental.
Sendo assim, é primordial que o professor reflita sobre a ligação afetiva que se cria entre ele e seu aluno. Ele não é apenas aquele que ensina, o educador tem um papel simbólico, permitindo relações muitas vezes imperceptíveis, mas não menos profundas, possibilitando ou não o aprendizado.
BEHAVIORISMO
Essa abordagem se baseia na relação do comportamento e do meio em que o indivíduo vive. Para Watson, a educação é um elemento transformador do ser humano, e com os estímulos específicos era possível mudar o comportamento de uma criança. Essa