Cinco Questoes Da Sabesp
Segundo a notícia algumas indústrias e empresas tem desconto especial e pagam um valor menor que nós consumidores residenciais, porém as mesmas são responsáveis por 40 % do consumo de água no estado. Mas o Governo se recusa a divulgar detalhes dessa bonificação.
Segundo o jornal, as empresas recebem premiações “descontos” no consumo de água (quanto mais gastarem mais barata a conta fica).
Essas empresas têm um desconto de 55% no valor pago por mil litros de água (R$ 6,27), porém os clientes comerciais sem premiação pagam mais que o dobro (R$ 13,97) a cada mil litros.
A Sabesp afirmou ter contrato com 500 empresas que são chamadas demanda firme, afirmou também que desde fevereiro de 2014 essas empresas foram liberadas do consumo mínimo e incentivadas a buscar fontes alternativas.
Por que até então quem usava mais pagava menos com as tarifas especiais.
E hoje as empresas sendo liberadas do consumo mínimo o que será que mudou, será que a tarifa mudou ou continuam pagando menos?
Bem isso a Sabesp não informa e nem quais são as empresas beneficiadas usando como argumento de proteger o “segredo industrial” e o “direito à privacidade e intimidade”.
Até o momento o que sabemos são os nomes de apenas 294 empresas que possuem algum tipo de acordo com o governo e que esse contrato começou em 2002 com o intuito da Sabesp fidelizar essas empresas que consomem grandes quantidades de água.
A reportagem enviou algumas questões para o governo e a assessoria de imprensa informou que não serão respondidas veja abaixo as questões e tente entender por que não querem responder algumas questões tão simples.
1.A Sabesp tem 500 empresas com contratos de Demanda Firme. São empresas como o Shopping Eldorado, que sozinho consome o mesmo volume de água do que 2.500 famílias de 4 pessoas. Esses contratos preveem descontos que podem chegar a 75%. Esses descontos continuam valendo mesmo com a ameaça de racionamento?
2.Quais as 500 empresas