Postulados, Princípios e Convenções Contábeis
Postulados
Os postulados se constituem numa proposição ou observação de certa realidade não sujeita a verificação e numa lei maior da contabilidade, pois definem o ambiente econômico, social e político no qual esta de atuar, o seu objeto de estudo e a sua existência no tempo. Os postulados contábeis, segundo alguns autores consultados são :
Da Entidade
Da Continuidade
Os postulados em qualquer ciência são os pilares da mesma. No caso, estes são a base de toda teoria contábil. São verdades absolutas em si mesmas e que permitem a existência da contabilidade
Postulado Contábil da Entidade: Define a entidade Contábil, dando a esta vida e personalidade própria, pois determina que o patrimônio de toda e qualquer entidade econômica que manipula recursos econômicos, independente da finalidade de gerar ou não lucros, de ser pessoa física ou jurídica, de direito publico ou privado, não deve se confundir com a riqueza patrimonial de seus sócios ou acionistas ou proprietários individual e nem sofrer os reflexos das variações nela verificada.
Postulado Contábil da Continuidade: Determina que a Entidade é um empreendimento em andamento, com intenção da existência indefinida, ou por tempo de duração indeterminado devendo sobre-ver aos seus próprios fundadores e ter seus patrimônio avaliado pela sua potencialidade de gerar benefícios futuros, e não pela sua capacidade imediata de ser útil somente a entidade.