inflação
Podemos dizer também que a inflação representa conflitos distributivos na economia má administrada.
Exemplos são decorrente a conflitos do setor privado com o público( pela disputa do produto)
Outro tipo de conflito é entre salários e preços
Associação da economia nacional com a internacional
Podemos dizer também que a inflação é diferente entre países subdesenvolvidos e desenvolvidos, pois a inflação costuma diferenciar em função das condições de cada país e de cada época.
As causas da inflação é a elevação de custos e grande demanda.
Podemos destacar também a época que o Brasil mais viveu com as diferentes experiências inflacionarias. Desde o governo bem sucedido de combate a inflação do governo Castelo Branco que foi de 1964 a 1967 até o plano real 1994. O país passou por 6 programas fracassados de estabilidade e neste período esteve a beira da hiperinflação no final do governo Sarney de março/1990.
Efeitos sobre a distribuição de renda
Atinge principalmente os trabalhadores que tem sua renda fixa e com o aumento da inflação os prejudica porque com o passar do tempo, vão ficando com os orçamentos cada vez mais reduzidos até chegar um novo reajuste salarial.
Efeitos sobre a balança de pagamentos
Com o aumento da inflação, estimula as importações e já desestimula as exportações devido o aumento dos preços monetários, com isso diminui o saldo da balança comercial, resultando a déficit cambial. Desta forma a economia desvaloriza o cambio fazendo com que a moeda desvalorize.
Estimulando as exportações e não mais as importações. Existem produtos que não tem como ficar sem importa como, por exemplo: o petróleo, fertilizantes, equipamentos que não tem no país nacional. Com isso os custos de produção dos setores que utilizam as importações aumentam.
Efeitos sobre mercados de capitais
Com a