Teoria monetaria
Os economistas normalmente definem dinheiro ou moeda não como a única forma de riqueza.
Outras formas de riqueza: imóveis, gado, carro, ações, entre outras.
O que distingue o dinheiro/moeda de outras formas de riqueza?
Sua principal característica é ser o ativo mais líquido.
Liquidez quer dizer sua capacidade de se transformar em dinheiro vivo ou a facilidade em que o bem pode ser convertido em meio de troca da economia.
Para que um bem possa ser considerado uma moeda, ele precisa desempenhar basicamente três funções: 1. Ser meio de troca – isto significa ser exatamente aquele elemento que vai viabilizar a ocorrência de milhares de trocas a cada momento. 2. Servir como unidade de troca – isto quer dizer ser uma medida que as pessoas usam para ocorrência de milhares de trocas a cada momento. 3. Funciona como reserva de valor – a moeda precisa guarda poder de compra ao longo do tempo.
Moeda – Para Carvalho et al.(2000, p.2) “[...] a moeda é um objeto que responde a uma necessidade social decorrente da divisão do trabalho.”
Tipos de moeda
Moeda-Mercadoria – é aquela que toma a forma de uma mercadoria em si. Mesmo não sendo moeda, teria valor, ou seja, seria aceita naturalmente.
Moeda de Curso Forçado – é a moeda que não tem valor em si mesmo. Isto quer dizer que o meio utilizado para garantir sua circulação é por decreto governamental. Exemplo: cheques, títulos de credito, entre outras.
Reflitam: O cigarro no sistema prisional brasileiro pode ou considerado moeda-mercadoria?
Quando estamos falando de política monetária estamos nos referindo às ações do governo.
A política monetária tem o objetivo de controlar a liquidez da economia por meio da oferta da moeda e das taxas de juros.
A política monetária diz respeito à atuação do Banco Central para dimensionar os meios de pagamento e