Teoria Geral dos Sistemas
A Teoria Geral dos Sistemas tem por finalidade identificar as propriedades, princípios e leis característicos dos sistemas em geral, da natureza de seus elementos componentes e como se relacionam entre si.De acordo com ALVAREZ(1990, p. 17) sistema pode ser definido como um conjunto de elementos interdependentes que interagem com objetivos comuns formando um todo, e onde cada um dos elementos componentes comporta-se, por sua vez, como um sistema cujo resultado é maior do que o resultado que as unidades poderiam ter se funcionassem independentemente. Qualquer conjunto de partes unidas entre si pode ser considerado um sistema, desde que as relações entre as partes e o comportamento do todo sejam o foco de atenção.
Esta teoria, em essência, é interdisciplinar, isto é, pode ser utilizada para fenômenos investigados em diversos âmbitos da pesquisa científica, não se limitandoa sistemas materiais, e sim abrangendo todo e qualquer sistema constituído por componentes em interação. Além disso, a Teoria Geral dos Sistemas pode ser desenvolvida em várias linguagens matemáticas, em linguagem escrita ou ainda computadorizada.
Possibilitou, por exemplo, a unificação de diversas áreas do conhecimento, uma vez que definiu princípios nos quais se dão a interação e intercâmbio com o meio ambiente e as mais diversas entidades e elementos em suas inter-relações como parte do todo.
Há duas características que levam a compreensão desta teoria e sua difusão, levando em conta princípios indissociáveis aos sistemas sociais, comoo seu funcionalismoe holismo. O funcionalismodá ênfase aos sistemas de relacionamento e à unificação das partes e dos subsistemas em um todo funcional, realçando que cada elemento tem uma função a desempenhar no sistema mais amplo. Oholismo é a concepção de que todos os sistemas se compõem de subsistemas e seus elementos estão fortemente inter-relacionados, o todo não seria uma simples soma das partes, o sistema se explica apenas