Teoria geral de sistemas
1 – Segundo Jorge Vieira há uma termodinâmica universal que gera condições de permanência aos sistemas abertos. Explique esta afirmativa
Trata-se da idéia e do conceito de permanência e sobrevivência dos sistemas, através da discipacao de energia, ou seja, um sistema se expande formando outros sistemas que ao se sustentarem e sobreviverem de forma “local”, de certa forma proporcionam a sobrevivência e a existência de forma global.
2 – Explique o papel criativo do tempo proposto por Ilya Prigogine
Prigogine argumenta que e a criatividade que constrói o futuro, uma vez que não se pode definir o futuro pelo passado , como queria a ciência tradicional
3 – Conceitue o evolon e descreva as suas fases tomando como referência um sistema específico, parte da sua experiência/observação cotidiana.
Todos os sistemas do Universo evoluem, mudam, se transformam, e isso ocorre por causa do evolon. Um determinado sistema sofre uma instabilidade, que pode ser forte o suficiente para gerar uma crise. Para superar essa crise, o sistema passa por diversas fases, acarretando em um crescimento da complexidade, e evoluindo para um outro patamar.
Tomando como exemplo o sistema “Economia”, vamos descrever as fases do evolon.
Numa suposta crise financeira, a primeira fase do evolon seria o rompimento, que pode gerar uma euforia, angustia, insegurança, expectativa, etc. tirando a economia da metaestabilidade.
Na próxima fase, a latente, a crise surge como um problema que deverá ser superado. Buscam-se varias alternativas para superar o problema: a experiência com crises anteriores, o conhecimento dos economistas, elevar ou baixar juros, etc. É daí que vai surgir um planejamento estratégico.
A fase seguinte é a da expansão, onde começa a produção. Depois das alternativas serem todas analisadas, todos os recursos começam a ser usados, e novas soluções são cogitadas.
A situação inicial de crise acabou, as soluções foram levantadas, agora o sistema deverá