Teoria geral de sistemas
1- Os problemas que resolvemos hoje, podem no futuro ocasionar outros problemas, ou mudar o problema de lado, nesse caso ele não é detectado tão facilmente pois muda de situação e pessoas. Ou seja o que é solução hoje no futuro será um problema.
2- Feedback de compensação se explica na palavra. Fazemos algo que achamos correto para compensar o que achamos que é uma falha nossa ou de outros. Tentamos com esforço tampar o erro. Porém de modo inverso o que acontece é que criamos mais barreiras para chegar ao objetivo.
3- Quando seguimos o feedback de compensação podemos ver que tudo pode estar se acertando, tudo está fluindo bem, só que nesse sistema os problemas surgem a longo prazo, ou seja, se está bom daqui a pouco vai piorar.
4- A solução de um problema não está perto de nós, não é algo fácil, se for fácil é porque não é a solução certa para o caso. Claro isso se a solução obvia não chega na resposta esperada. O pensamento sistêmico trabalha com um raciocínio bem elaborado para a solução de problemas.
5- O jeitinho que damos para transferir as responsabilidades para outra pessoa é bem conhecida no raciocínio sistêmico. Passamos essa responsabilidade para outra pessoa ou instituição a fim de acabar com o problema, porém, só passamos pra frente e quando voltar pra nossas mãos já não sabemos mais de nada.
6- Na nossa vida de hoje tudo precisa ser o mais rápido possível. Por isso acabamos atropelando a ordem natural das coisas. No nosso sistema quando vimos coisas que achamos que não está em seu devido lugar não podemos corrigir essas situações,pois pode piorar a situação, é frustrante para os administradores olhar e não poder fazer nada.
7- Causa e efeito não andam juntas como sempre imaginamos. Em coisas cotidianas e simples isso até pode ser real, mas nos sistemas mais complexos a causa do problema pode não estar no efeito que se teve lá atrás.
8- O princípio de alavancagem se baseia em dizer que as pequenas mudanças causam