Teoria Geral de Administração
CAXIAS DO SUL, 17
2014
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
PROFESSOR(A)
JOSIANE GUIMARAES
CAXIAS DO SUL, 17
2014
SUMÁRIO
1 - INTRODUÇÃO 04
2 - FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA – PARTE 1 05
3 - FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA – PARTE 2 07
4 - CONCLUSÃO 10
5 - REFERENCIAL TEÓRICO 11
6 - ANEXO 12
6.1 QUESTÕES 12
1 - INTRODUÇÃO
Através deste trabalho, queremos mostrar que as teorias antigas estão presentes nas organizações, agregadas as novas teorias.
Com o passar do tempo, as tecnologias foram tomando conta das organizações, tornando os processos mais simplificados.
Partindo das premissas que embasam cada teoria, queremos realizar um estudo da aplicabilidade das mesmas e também o aproveitamento nos tempos atuais. Verificaremos se cada uma das dezenove teorias estudadas em TGA (Teoria Geral da Administração) se aplicam as organizações. Destas, destacaremos dez para serem avaliadas.
O presente trabalho apresentará uma análise da empresa SUL PET PLASTICOS LTDA.
No período correspondente aos meses de junho e julho de dois mil e quatorze, faremos uma pesquisa buscando as evidências no uso de cada uma dessas teorias na empresa.
A trajetória de realização deste trabalho nos permitirá adquirir conhecimentos e efetuar uma reflexão sobre as diversas formas de administrar, fornecendo subsídios para o desenvolvimento da nossa profissão.
2 - FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA – PARTE 1
Teoria burocrática: formalizada por Max Weber, tem como principal característica da burocracia o poder racional. A empresa tem as normas escritas e podem sofrer alterações, onde cada funcionário tem terá o cargo com base na sua habilidade técnica. Sua principal vantagem é a redução de custos.
Teoria comportamental: influenciada pela ciência do comportamento na administração onde abandonam as posições normativas e descritivas e adotam a posição mais humanística. O administrador precisa conhecer os mecanismos