Genética
Á extremidade positiva é alongada e o encurtamento é rápido;
Já na extremidade negativa é alongada, porém seu encurtamento é lento.
2- Qual a função da gama-tubulina, cinesinas e dineínas?
Gama tubulina: formação dos microtubulos, pois são como "moldes em forma de anel" por onde as polimerizações das outras tubulinas se orientam. Cinesina: são motores protéicos que têm a capacidade de se locomover usando microtúbulos como trilhos. Têm como único elemento unificador o domínio motor, que tem a capacidade de atrelar a hidrólise de ATP a modificações espaciais em sua estrutura. Dineínas: compreendem proteínas motoras que executam movimentos dependentes de ATP ao longo dos microtúbulos. Elas são divididas em dois grandes grupos, chamados de dineínas axonemais e citoplasmáticas. As dineínas citoplasmáticas estão envolvidas em uma série de eventos de mobilidade intracelular, tais como o transporte axonal retrograda, transporte de proteínas entra as superfícies apical e basolateral de células polarizadas e a redistribuição de organelas tais como lisossomos e endossomos.
3- Explique a importância do GTP para a montagem dos microtúbulos.
A polimerização/despolimerização é um processo dependente de energia (sob a forma de GTP).A polimerização/despolimerização ocorre a velocidades diferentes nas duas extremidades dos microtubulos. Uma das extremidades tem mais tendência a polimerizar (extremidade +) e a outra mais tendência a despolimerizar (extremidade -).
A extremidade – encontra-se sempre inserida num centro organizador de microtubulos, que na maioria dos casos é o centrossoma. Desta maneira, e estando os centrossomas próximos do nucleos, a célula consegue enviar particulas/organelos/proteínas do centro para a periferia e vice-versa, ao longo dos microtubulos.
4- Algumas drogas possuem capacidade de interferirem na