servidores
Nesta disciplina é utilizado o Sistema Operacional Windows Server. Conforme disponibilidade de laboratório, esta disciplina pode vir a ser ministrada 50% em sala de aula e 50% em laboratório.
Lembro que esta disciplina não é essencialmente redes, e sim, ADMINISTRAÇÃO DE REDES SERVIDOR CLIENTE BASEADA EM DOMÍNIOS MICROSOFT, porém utilizaremos alguns conceitos de redes de computadores e arquitetura de computadores que são importantes para entendermos o funcionamento das redes cliente/servidor. Serão ministradas de duas a três aulas (conforme o rendimento da turma), com conteúdo BÁSICO da disciplina de Redes para nivelamento dos alunos.
Todos os conceitos vistos nesta disciplina se aplicam a qualquer versão de sistemas operacionais para servidores baseados em Windows, o que irá mudar serão as funcionalidades.
Conteúdo Trabalhado.
1. Introdução ao histórico dos Sistemas Operacionais Windows.
2. Apresentação do Windows Server 2012.
3. Arquitetura de SO Servidor.
4. Requisitos de hardware.
5. Diferenças entre sistemas domésticos e sistemas servidores.
6. Arquitetura do W. Server – portabilidade, autonomia, criptografia.
7. Introdução ao protocolo TCP/IP.
8. Camadas e funcionamento de TCP.
Apresentação dos sistemas operacionais.
O primeiro sistema operacional a nível de redes foi o Windows NT, bem simples, mas inovador no que diz respeito ao compartilhamento de recursos e arquivos, bem como o início do gerenciamento dos usuários. a- Nosso segundo sistema a nível de redes foi o Windows Server 2000, nele o grande marco foi a criação do Active Directory visto que no Windows NT não existia Active Directory; b- O Windows Server 2003 apresentou significativas melhoras no Active Directory, além de incluir novas funcionalidades; c- No Windows Server 2008, o grande marco foi a plataforma de virtualização Hyper-V integrada.
Para o Windows Server 2012, o grande marco é uma plataforma estruturada para