Fisiologia Recursos Ergogenicos
Recursos Ergogênicos
São Paulo - SP
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP MARQUES
Trabalho sobre Recursos Ergogênicos
Professora Vanessa Santhiago – Fisiologia do Exercício
Nomes: Amanda de Alencar RA: B7322A0
Maicon Oliveira RA: B57FIJ0
Matheus Muniz RA: B80GAJ3
Matheus Barrena RA:B7291I7
Data de Entrega: 28/10/14
São Paulo - SP
INTRODUÇÃO
Atualmente, muitas pessoas estão frequentando academias e centros de treinamento em busca do padrão físico considerado como adequado pela sociedade e de uma melhor qualidade de vida. Para alcançar seus objetivos, muitos praticantes de atividade física passam a utilizar os populares “suplementos alimentares” (nome técnico: Recursos Ergogênicos Nutricionais). Entretanto, se a alimentação não for equilibrada com o programa de exercícios, os resultados obtidos serão pouco expressivos.
Portanto, ao iniciar um esporte, o primeiro passo a ser dado é procurar um nutricionista para uma avaliação nutricional e um planejamento dietético individualizado. E caso haja necessidade de auxílio dos Recursos Ergogênicos, esses deverão ser prescritos e orientados por um profissional capacitado.
1
O QUE SÃO RECURSOS ERGOGÊNICOS ?
A palavra ergo designa trabalho, gênese quer dizer começo ou inicio. A composição das duas originou o termo: ergogênico que seria então a geração de trabalho. É utilizado para melhorar o desempenho atlético. Entende-se por recurso ergogênico qualquer técnica de treino, mecânica ou prática nutricional; método farmacológico e fisiológico, ou técnica psicológica, que promove a melhora da capacidade de performance do exercício e/ou aumenta as adaptações ao treino. HISTÓRIA
Há indícios de que recursos ergogênicos são utilizados desde que o homem começou a competir, na realidade ele compete desde a era das cavernas.
O uso de pesos remonta há