Recursos Ergogênicos
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS
DISCIPLINA: IE 162 – FISIOLOGIA APLIC. À ATIV. FÍSICA II
RECURSOS
ERGOGÊNICOS
DOCENTE: JOSÉ CAMILO
GLAUCILENE LIMA – 0014029-5
PRISCILA AGUIAR – 0014043-1
SEROPÉDICA
ABRIL/2002
Recursos Ergogênicos
"Ergogênico se refere à aplicação de um procedimento ou recurso nutricional, físico, mecânico, psicológico ou farmacológico capaz de aprimorar a capacidade de realizar trabalho físico ou o desempenho atlético."(McArdle, 1998)
Cada vez mais utilizado nos esportes, seja de alto nível ou amador, estes recursos tentam aprimorar ao máximo a performance e/ou estética de seus consumidores, mas será que realmente são válidos?
A falta de informação objetiva e consistente acerca dos efeitos dos medicamentos(drogas) e dos recursos ergogênicos pode ser atribuída, em parte, a variações fisiológicas e psicológicas individuais entre as pessoas. Incontestavelmente, a maioria dos estudos relacionados com os efeitos de drogas e de outros denominados recursos ergogênicos mostra pouca ou nenhuma influência sobre o desempenho nos exercícios.
Numerosos recursos ergogênicos “contemporâneos” estão sendo estudados para determinar seu mecanismo de ação, índice de eficácia e nível inerente de risco par os que o usam e abusam deles. O uso de drogas e de recursos ergogênicos com a única finalidade de aprimorar o desempenho nos exercícios pode ser perigoso para a saúde, além de ser ilegal nas competições esportivas.
AGENTE NUTRICIONAL(alimentos e bebidas)
Existem vários suplementos nutricionais e manipulação que podem ser benéficos ou não par aos atletas. Entre eles temos a manipulação das reservas de carboidratos para os eventos de endurance, água e eletrólitos e suplementos de vitaminas e minerais.
BCAA (aminoácidos de cadeia ramificada)
Constitui 35% do músculo (valina, leucina e isoleucina).