RECURSOS ERGOGÊNICOS
DEFINIÇÃO
Primeiramente, o que são recursos ergogênicos?
A palavra ergo designa trabalho, gênese quer dizer começo ou inicio. A composição das duas originou o termo: ergogênico que seria então a geração de trabalho. Todo recurso utilizado com o propósito de melhorar o rendimento físico pode ser considerado ergogênico. Há uma lista sem fim de recursos utilizados com o propósito de melhoria de performance.
CLASSIFICAÇÃO
Estes meios são classificados em categorias distintas como:
1. Nutricionais
Alimentos que visam dar um aporte energético ou de massa muscular são algumas das opções nutricionais.
2. Mecânicos
Desde tênis especialmente projetados para diferentes modalidades esportivas até roupas desenhadas para otimizar o desempenho.
3. Psicológicos
Há uma relação estreita entre o desempenho físico e o estado psicológico do individuo (psicossomático). A motivação tem papel significativo no resultado de uma prova física.
9
4. Farmacológicos
Neste campo está concentrada uma gama infinita de recursos, alguns de efeito comprovado e outros questionáveis. Fator em comum é o de que todos trazem algum efeito colateral indesejado. Desde um simples e inofensivo cafezinho até drogas poderosas como as anfetaminas. Os ergogênicos têm sido objetos de estudos pelos pesquisadores do assunto.
HISTÓRIA
Há indícios de que recursos ergogênicos são utilizados desde que o homem começou a competir, na realidade ele compete desde a era das cavernas.
O uso de sobrecarga (pesos) remonta há séculos atrás desde que o homem descobriu que aumentar a força muscular colocava-o em vantagem nas provas atléticas. Os romanos eram adeptos
do fisiculturismo que alem de torná-los aptos às competições (geralmente lutas) também lhes proporcionava uma beleza estética bastante apreciada naquela época (o culto ao corpo).
O wrestling ou luta greco romana ainda é disputada nos jogos olímpicos.
Algumas misturas estimulantes eram preparadas e,